03/04/2013

O prometido é devido

Como prometi no último post, aqui estou eu para vos deixar a receita do apetitoso Bolo das Rosas. Digo-vos desde já que é um bolo que rende muito, é ideal para as festas de família ou almoços em que há muita gente pois o bolo fica bem grande e faz um brilharete em qualquer mesa. Como vos disse, procurei pela net a receita, encontrei várias versões e pus em prática a versão que aqui vos deixo. Antes disso, deixo-vos mais umas fotos para vos aguçar a vontade de o fazerem...




BOLO DAS ROSAS (receita)

Ingredientes:

(massa)
550g de farinha
20g de fermento de padeiro
2.5dl de leite
125g de margarina
2 ovos 
sal q.b.

(recheio)
100g de margarina
100g de açúcar
100g de amêndoa sem casca e triturada
1 colher de sopa de canela

(calda)
350ml de água
150g de açúcar
1 pau de canela

Preparação:

(massa)
Dissolve-se o fermento e o sal no leite morno. Entretanto amassa-se a farinha com a margarina previamente derretida. De seguida, juntam-se os ovos já batidos. E por fim, adiciona-se o leite aos poucos. Amassa-se muito bem, até se conseguir formar uma bola. (No meu caso, foi necessário acrescentar um pouco mais de farinha.)
Deixa-se repousar durante 2 horas, num local aquecido (eu coloquei o recipiente da massa em cima de um alguidar com água quente).

(recheio)
Estende-se a massa com a ajuda do rolo da massa, dando-lhe a forma de um rectângulo. Entretanto derrete-se a margarina, para que se possa pincelar toda a superfície do rectângulo. De seguida, polvilha-se com o açúcar e com a amêndoa. Por fim, polvilha-se toda a área com a canela. 
Enrola-se a massa como se de uma torta se tratasse. 
Corta-se a torta em 9 fatias, com a ajuda de uma faca bem afiada. E colocam-se as fatias dentro da forma, previamente untada com margarina e forrada com papel vegetal. Dispõe-se 6 "rosas" junto ao contorno da forma, e as restantes 3 no centro. Deixa-se a massa repousar até que as "rosas" estejam todas em contacto umas com as outras. Quando isso acontecer vai ao forno a 180ºC, durante aproximadamente 30 minutos. 

(calda)
Enquanto o bolo coze, prepara-se a calda. Coloca-se num tacho a água, o açúcar e o pau de canela e leva-se ao lume até atingir o ponto de calda. 
Rega-se o bolo, quando se retira do forno mas ainda dentro da forma. Deixa-se o bolo dentro da forma durante alguns minutos para a calda secar e só depois se pode desenformar e servir.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário