24/09/2013

Bolos de aniversário saborosos e mais saudáveis

Cá por casa já estamos fartos dos bolos de aniversário com pasta de açúcar. Confesso que com a pasta de açúcar se fazem bolos muito mais bonitos, mas nem eu que sou uma gulosa confessa, consigo comer a dita cobertura. É uma alternativa muito interessante para os bolos das crianças, mas para nós adultos, existem alternativas menos apelativas, mas mais saborosas e mais saudáveis.
Optei desta vez por fazer um bolo de cenoura com uma cobertura de chocolate. Experimentei pela primeira vez uma forma de silicone em forma de flor que lhe deu um aspecto muito bonito e requintado. Não acham?


Deixo-vos a receita do bolo que adaptei  a partir do blog Hoje para jantar. A cobertura foi uma inovação minha: creme de pasteleiro de chocolate, ao qual acrescentei umas raspas de chocolate. 
Ficou delicioso. Toda a gente repetiu. Experimentem!!!


BOLO DE CENOURAS COM COBERTURA DE CHOCOLATE (Receita)

Ingredientes: 

(Bolo)

500g de cenoura
4 ovos
2 chávenas de açúcar amarelo
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento

(Cobertura e decoração)

50g de açúcar branco
1 colher (sopa) de farinha
1 ovo
1 gema
1,25 dl de leite
Casca de limão
1 pau de canela
25g de chocolate em pó
Chocolate em barra (para as raspas)

Preparação:

Comece por cozer as cenouras descascadas. Quando estiverem cozidas, reduza-as a puré.
Entretanto bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte-lhes o puré da cenoura e bata bem. De seguida, adicione o óleo e bata até obter uma massa homogénea. Junte então a farinha, previamente misturada com o fermento, e envolva cuidadosamente.
Unte a forma (como usei de silicone pincelei com óleo) e verta sobre ela a massa. Leve ao forno a 180ºC até que com o teste do palito confirme que o bolo já está cozido. Deixe arrefecer dentro da forma, e desenforme depois de frio. 
Prepare então a cobertura. Leve o leite ao lume até ferver, juntamente com a casca de limão e o pau de canela. Entretanto, numa taça, misture bem o açúcar, a farinha e o chocolate em pó. Junte-lhes de seguida, o ovo e a gema e bata com uma vara de arames. Misture este preparado ao leite fervido. Leve novamente ao lume para engrossar, tendo o cuidado de mexer sempre com a vara de arames. Quando tiver a consistência desejada, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. 
Barre então o bolo com este creme. Com a ajuda de uma faca, raspe o chocolate para enfeitar (é importante que o chocolate esteja no frigorífico algum tempo antes para que consigam fazer mais facilmente as raspas). Et voilá, boa festa de aniversário!



2 comentários:

  1. Olá,
    pois eu também acho o mesmo em relação aos bolos de pasta de açúcar, este está com um aspecto devorador e bem simples, é perfeito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar