22/07/2013

Tortas Dancake - Quem não se lembra?

Pois é, quase toda a gente da minha geração de certeza que se lembra das famosas tortas Dancake. As minhas preferidas eram as de chocolate e as de morango, mas lembro-me que existiam mais sabores. Não havia festa na escola ou festa de aniversário que não as tivesse. 
Há dias quando estava a ver um dos programas da Lorraine Pascale vi uma receita de torta de morango que a própria Lorraine diz que inventou em memória das tortas empacotadas que a avó lhe dava a ela e aos primos quando eram crianças. Não sei se a marca ou o sabor seriam os mesmos, mas o que é certo é que me fez viajar no tempo e criou em mim a vontade de experimentar a receita.
Fiquei fã desta torta. Em termos de sabor não tem nada a ver com as da Dancake pois é muito mas muito MELHOR! O que tem em comum é que desaparece tão rapidamente como as Dancake...
Esta foi a minha primeira aventura no mundo das tortas e por isso tive alguma dificuldade em enrolá-la, mas ficou linda na mesma como vocês podem ver.


Deixo-vos aqui a receita, com algumas pequenas adaptações. Não fica uma torta muito grande, mas é o ideal para se comer rapidamente e a massa não secar. É claro que se tiver muitos ou grandes gulosos aí em casa, pode sempre duplicar a dose.



TORTA DE MORANGOS E MASCARPONE (Receita)

Ingredientes:

(Massa)
3 ovos
80g de açúcar 
80g de farinha
2 colheres (sopa) de água morna
1 pitada de aroma de baunilha

(Recheio e decoração)
250g de morangos
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinho do Porto (a Lorraine fez com outro vinho doce)
250g de queijo mascarpone
2 colheres (sopa) de açúcar em pó
1 pitada de aroma de baunilha

Preparação:

Tire o pé aos morangos e lave-os. Coloque 2/3 dos morangos no liquidificador, juntamente com as 2 colheres de açúcar e o vinho do Porto. Ponha o liquidificador a funcionar até obter um sumo. Junte a esse sumo os restantes morangos partidos aos quadradinhos (deixando 2 ou 3 inteiros para a decoração), e leve ao frigorífico.
Entretanto prepare a torta, juntando num recipiente os ovos, o açúcar e o aroma de baunilha. Bata com a batedeira, com as varas de bater as claras em castelo, durante cerca de 5 minutos. Envolva depois a farinha com muito cuidado para o preparado não perder volume. Por fim, adicione a água morna. 
Forre um tabuleiro com papel vegetal, e verta para o seu interior este preparado. Leve ao forno a 190ºC durante 15 minutos. 
Neste intervalo de tempo, prepare o creme de queijo, juntando num recipiente o queijo, o açúcar em pó e o aroma de baunilha. Bata tudo muito bem com a vara de arames, e reserve no frigorífico.
Quando a torta estiver cozida, coloque sobre a bancada da cozinha uma folha de papel vegetal e polvilhe com açúcar. Desenforme a torta, sobre esta folha, e retire depois o papel vegetal que tinha sido colocado na forma. Deixe arrefecer um pouco, e só depois pode barrar com os cremes. Barre primeiro com o creme de queijo, e só depois deve colocar o preparado dos morangos. Com muito cuidado e com a ajuda da folha de papel vegetal enrole a torta. (Para a próxima em vez do papel vegetal vou usar um pano de cozinha, que era o truque que a minha mãe usava para enrolar as tortas)
Enfeite com os restantes morangos partidos em lâminas. Pode levar ao frigorífico antes de servir, porque sabe muito bem fresquinha.

Bom apetite!








5 comentários:

  1. Que maravilha de torta esta e de morango ainda melhor.
    Também gosto das tortas da Dancake, e as de morango foram sempre as minhas favoritas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Esta dá um pouco mais de trabalho do que abrir um pacote da Dancake, mas para quem gosta de cozinhar não custa nada.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Uma real delícia comprovada...

    Soberba e requintada!

    ResponderEliminar