08/07/2013

Missão (impossível): Molotof


Como vêm desta vez a missão impossível, transformou-se em missão possível e aqui fica esta foto como prova! Já tinha tentado algumas vezes fazer molotof, mas não tinha tido sucesso. A última vez tinha um molotof bonito e alto, mas mesmo dentro do forno, sem abrir a porta, passados uns 15 minutos baixou por completo e tive de o deita fora. Entretanto falei com várias pessoas, pesquisei em fóruns da especialidade, em receitas publicadas na net e arrisquei-me, mas desta vez com sucesso.
Fiz uma versão mais pequena do molotof, para não correr o risco de gastar muitos ovos sem sucesso, mas é a versão perfeita para um jantar de 4 a 6 pessoas. Se tiverem um jantar com mais convidados ou se forem muito gulosos e uma fatia não vos chegar, convém duplicarem a receita. Vou deixar-vos aqui todos os passos e truques que usei para que a vossa missão molotof também se torne possível.


MOLOTOF COM OVOS MOLES (Receita)

Ingredientes:

(Molotof)
6 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de caramelo
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar

(Ovos moles)
6 gemas
6 colheres (sopa) de água
6 colheres (sopa) de açúcar

Preparação:

Coloque num recipiente as claras e junte-lhes uma pitada de sal. Comece a bater com a batedeira e vá incorporando aos poucos o açúcar, batendo sempre até que deixe de se sentir o granulado. Quando isso acontecer e as claras estiverem em castelo bem firme, junte o caramelo, continuando a bater com a batedeira.
Entretanto, unte com margarina uma forma de buraco e polvilhe com açúcar. Verta para a forma o preparado anteiro, e bata com a forma sobre um pano na bancada, para eliminar o ar em excesso. Pré-aqueça o forno a 180ºC, e verta sobre o tabuleiro do forno água para que o molotof coza em banho-maria. O molotof coze em aproximadamente 20 minutos, durante os quais nunca deve abrir o forno. Passado esse tempo, desligue o forno e não abrindo a porta em qualquer situação, deixe o molotof lá dentro no mínimo umas 2 horas.
Neste intervalo de tempo prepare os ovos moles. Coloque num tacho o açúcar e a água e leve ao lume até que ferva. Entretanto, bata as gemas com a vara de arames. Quando a calda do açúcar começar a ferver, deite algumas colheres sobre as gemas e mexa imediatamente, e só de seguida é que deve juntar as gemas ao tacho da calda do açúcar. Convém mexer com a vara de arames enquanto se adicionam as gemas para que estas não cozam. Deixe engrossar e retire do lume. 
Quando o molotof estiver frio, desenforme sobre o prato de servir e verta sobre ele os ovos moles. Leve ao frigorífico e quando estiver frio, pode servi-lo!



2 comentários:

  1. Missão possivel para quem tem "unhas"... O que é certo é que estava delicioso!!!

    ResponderEliminar