06/01/2014

Dia de Reis = Bolo Rainha

Festejamos hoje o dia de Reis e como é tradição deve comer-se bolo rei. Mas cá em casa não gostamos muito de frutas cristalizadas, por isso preferimos o bolo rainha ou então as novas invenções como o bolo rei de chocolate ou com gila. 
Como no Natal o menino Jesus me trouxe uma máquina de pão e vi por aqui pela net umas receitas em que se utilizava este brinquedo para fazer bolo rei, decidi experimentar. E fiz pela primeira vez um bolo rainha!


Ficou com excelente aspecto e posso dizer-vos que o sabor também não está nada mau. Ficou pouco doce para uma gulosa como eu, mas o ideal para ir reduzindo o açúcar nesta época, em que se têm cometido tantos excessos. 
Baseie-me nesta receita, e tive de fazer apenas algumas alterações: substitui o moscatel por vinho do porto, ou seja, no cocktail de bebidas coloquei 25 ml de vinho do porto e 5 ml de aguardente e tive de juntar farinha de trigo porque a massa ficou excessivamente líquida. Portanto, para uma próxima vez vou usar apenas 100 ml de leite e 15 ml de cocktail de bebidas, para ver se a massa fica mais consistente. 
De resto, parece-me uma receita fácil de executar mesmo para quem não tem uma máquina de fazer pão, porque a única mais valia é não se ficar com os braços doridos de amassar a massa!
Gostei muito da experiência e penso que no próximo Natal vou deixar de comprar bolos rainha!!!


Feliz Dia de Reis!!!

2 comentários: