28/05/2013

A minha primeira compota

Já tinha ajudado a minha mãe a fazer as suas compotas, mas nunca me tinha aventurado a fazer a minha própria compota. Sendo agora a época do morango, e estando este a um preço mais baixo, aproveitei e comprei um quilo de morangos na praça (local onde faço questão de comprar os legumes e a fruta). Pesquisei várias receitas de compota de morango e à receita base decidi retirar um pouco de açúcar. O que é certo é que funcionou e a compota ficou bem doce e deliciosa. 
A quantidade que preparei rendeu-me três frascos de compota, o que para uma  principiante já é muito bom. Vai dar para barrar os belos scones (um dia destes publico a receita), as sandes com queijo e para rechear os bolos de chocolate. Esta foi a minha última descoberta, o doce de morango é uma excelente opção para rechear e barrar o bolo de chocolate, especialmente fora da época do morango.
Façam esta compota e armazenem como as formigas, para que no Inverno possam matar as saudades do sabor deste fruto!


COMPOTA DE MORANGO (receita)

Ingredientes:

1 kg de morangos
500g de açúcar
1 pau de canela

Preparação:

Lave os morangos, corte-os em cubos e coloque dentro da panela. Junte o açúcar e o pau de canela. Leve ao lume e deixe ferver durante bastante tempo. Quando lhe parecer que está com a consistência de compota, retire um pouco para um pires, deixe arrefecer e verifique se já está no ponto de estrada. Isto é, se passar uma colher pelo meio da compota esta tem de se afastar e deixar uma espécie de estrada em que se pode ver o pires. Retire então do lume, e armazene em frascos de vidro. Deixe arrefecer a compota antes de a tapar.

E fica com compota que pode armazenar até ao Inverno (se não houver muitos gulosos em casa) ou pode aproveitar e oferecer como presente às amigas! Uma prenda com utilidade e sobretudo feita com muito amor e carinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário