14/03/2013

De fazer crescer água na boca...



Bolo de nozes e caramelo


O meu objectivo deste primeiro post é mesmo criar-vos água na boca, para continuarem a vir até este blog em busca de novas receitas e sugestões.
Este bolo além de muito vistoso, é também muito saboroso. Não convém também esquecer que os frutos secos devem fazer sempre parte de uma alimentação saudável (nunca esquecer que só se deve comer uma fatia deste bolo... de cada vez!). Já tenho esta receita desde a minha adolescência e há anos que não a fazia, mas valeu a pena recordar este sabor.

Experimentem e digam qualquer coisa.
Aqui vos encontro num próximo post.






BOLO DE NOZES E CARAMELO


Ingredientes:

200g de margarina
200g de açúcar
4 ovos
1 cálice de vinho do Porto
200g de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
150g de miolo de noz
5 colheres de sopa de açúcar caramelizado
5 colheres de sopa de água (para preparar o referido açúcar caramelizado)
Sumo de limão (não usei) 
Meias nozes para enfeitar

Preparação:

Unte com margarina uma forma de bolo inglês, forre-a com papel vegetal e volte a barrar com mais margarina.
Bata muito bem a margarina com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione as gemas, uma de cada vez, sem parar de bater. Aromatize com vinho do Porto e acrescente a farinha previamente misturada e peneirada em conjunto com o fermento em pó. Finalmente, junte as claras batidas em castelo firme e as nozes trituradas. Deite a massa dentro da forma e leve ao forno previamente aquecido (150º). Passados sensivelmente 35 minutos, verifique se o bolo está cozido.
Desenforme o bolo e, ainda quente, pique-o com um garfo de dentes compridos. Regue o bolo com o açúcar caramelizado, que deve ser aromatizado com limão. Enfeite com as meias nozes. 

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário